28 agosto, 2006

Britânica sofre enfarte e acorda com sotaque jamaicano

Esta é das notícias mais estranhas que ja li na minha vida:

A britânica Lynda Walker, 60 anos, acordou depois de um infarto falando com um sotaque jamaicano. Lynda sofre de uma doença chamada de síndrome do sotaque estrangeiro, de acordo com o jornal britânico Times Online.
Lynda diz que ficou muito chateada logo que descobriu. "Eu não me sinto a mesma pessoa. Não havia notado o sotaque, mas dei-me conta de como soava quando meu terapeuta me mostrou uma fita das nossas conversas. Fiquei devastada", disse ao jornal.
Pesquisadores da Universidade de Newcastle estão estudando o caso de Lynda. Existem no mundo apenas 50 casos documentado da doença nos últimos 65 anos. A síndrome foi identificada em 1941 quando uma mulher norueguesa sofreu uma lesão cerebral e começou a falar com um sotaque germânico.

Claro que achei que era tanga, axo que não vale a pena explicar porquê... mas após pesquisar no google por "síndrome do sotaque estrangeiro" deparei-me com a espantosa realidade: ISTO É VERDADE!... Mas mesmo assim custa-me imaginar o 1º diálogo com o médico:
(Médico) - "Então diga lá dona Justrência de que se queixa?"
(a dita) - "Ya mano, a cena é esta, (leva a ganza à boca e dá uma bafurada), hoje acordei com este sotaque estranho jamaicano e uma enorme vontade de ouvir musica "rolada" e fumar erva...
(Médico) - Háaa, não se assuste. Isso é normal, é o síndrome do sotaque estrangeiro.

Pergunto-me:
- O que aconteceria se o Hitler tivesse acordado um dia com sotaque francês, russo ou judeu?
- O que acontecetia a um adepto do benfica que em pleno estádio da luz começasse a gritar com sotaque do puorto?
- E o sadham ou o bin laden? Que faziam se acordassem com sotaque americano?!

0 Comments: